ArtigosPlaca Mercosul

Tabela de letras placas Mercosul: Entenda como funciona!

Como funciona a tabela de letras placas Mercosul? Com a mudança das placas para o novo modelo, vem surgindo várias dúvidas e curiosidades em todos proprietários de veículos.

Se você tem um veículo e quer saber mais sobre esse assunto veja a seguir! Vamos te ajudar a entender melhor como funciona a mudança para o novo modelo e a alteração que está ocorrendo nas letras. Se você tem essa dúvida, agora mesmo vamos esclarecer para você, acompanhe!

Por que ocorreu a mudança das placas dos veículos?

Ocorreu essa mudança para melhorias nas fiscalizações e na identificação muito mais rápida dos automóveis. Já que os novos modelos de placa Mercosul possuem o QR code, uma tecnologia que facilita o acesso a informações em tempo real dos veículos, é possível evitar roubos, furtos, fraudes e falsificações. A mudança promete somente melhorias, mas só após algum tempo teremos a confirmação que as melhorias aconteceram com essa mudança.

Muitas reclamações e polêmicas surgem quando se tem algo novo, por isso é comum algumas pessoas acharem o máximo a mudança das placas, e outras não gostarem e acharem desnecessário. É totalmente compreensível, pois somos diferentes, o que é bom para algumas pessoas pode não ser bom para outras. É importante respeitar a opinião das pessoas e buscar informações verídicas sobre o assunto.

Como funciona a tabela de letras das placas Mercosul?

A mudança é bem simples de ser compreendida, pois não altera a placa do veículo inteira, apenas 1 número será substituído. O padrão de letras e números mudou, e muitos proprietários buscam entender como vai ficar sua nova placa, já que o padrão antigo contava com a sequência de 3 letras e 4 números (AAA – XXXX). E a nova placa Mercosul conta com 3 letras, 1 número, mais 1 letra e 2 números (AAAXAXX).

Então vem a dúvida, qual letra vai substituir o número da minha placa? É uma tabela bem simples e muito fácil de se entender. Vamos te passar agora mesmo!

0 = A

1 = B

2 = C

3 = D

4 = E

5 = F

6 = G

7 = H

8 = I

9 = J

Como você pode ver é simples de entender qual letra vai substituir o número da sua placa com essa tabela. Essa mudança ocorreu para padronizar os países que fazem parte do Mercosul e também para que sejam geradas mais sequências alfanuméricas de placas para os novos automóveis. Com o crescimento da comercialização de veículos essa mudança possibilita a criação de novas placas.

Toda essa mudança foi elaborada no início de 2010 e só agora está entrando em processo de adaptação. Ainda não é obrigatória a troca da placa do seu veículo, somente diante de algumas situações, como veículos novos, transferências de domicílio, roubo, furto, ou dano na placa atual.

O que você achou de toda essa mudança? Seu automóvel possui a nova placa Mercosul? Você acha que essa mudança trará melhorias para segurança e fiscalização dos veículos? Você conseguiu entender a tabela de letras placas Mercosul? Deixe sua opinião nos comentários a respeito da nova placa Mercosul.

 

Botão Voltar ao Topo