ArtigosPlaca Mercosul

Por que a placa Mercosul não tem lacre?

A mudança das placas dos veículos aconteceu no início de 2020. Mas por que a placa Mercosul não tem lacre? Você já se fez essa pergunta? Por que foi feita a mudança de placas, com qual propósito? Essa mudança garante mais tranquilidade e segurança para os proprietários dos veículos. Existem opiniões de proprietários de veículos de benefícios e desvantagens sobre a nova placa. Entenda melhor esse assunto a seguir!

Qual a finalidade da troca do modelo das placas?

O motivo principal da troca do modelo de placas dos veículos ocorreu para facilitar a identificação da circulação dos automóveis dentro do território e também para facilitar na fiscalização. A troca das placas para o novo modelo promete trazer somente benefícios aos proprietários de veículos em todo Brasil, principalmente em relação a segurança.

As placas novas são de fundo branco, tarja azul com a marca Mercosul e bandeira do Brasil, composta por letras e números e com QR code abaixo da marca Mercosul. As cores das letras e números também tiveram alterações, variam de acordo com o tipo de veículo para facilitar ainda mais a verificação dos automóveis, veja:

  • Letras e números pretos = veículo particular
  • Letras e números vermelhos = veículo comercial
  • Letras e números verdes = veículo especial
  • Letras e números azuis = veículo oficial
  • Letras e números amarelos = veículo diplomático
  • Letras e números cinzas = veículo colecionador

Mas por qual motivo a placa Mercosul não possui lacre?

De acordo com o Detran, com a tecnologia do QR code as placas não tem necessidade de lacre. Esse código permite uma rápida verificação da situação dos veículos. Além disso, elas podem ser adquiridas e instaladas sem nenhuma burocracia por empresas contratadas pelos proprietários.

Essas são vantagens e benefícios que estão sendo propostas pelo novo sistema.

Esse é o principal motivo da placa Mercosul não ter lacre, a tecnologia que permite rapidamente saber se o veículo foi furtado, ou então se a placa foi clonada, e até se o veículo está dentro dos padrões de circulação.

Apesar dessa tecnologia prometer benefícios e praticidade aos proprietários dos veículos, também gera bastante preocupação referente ao roubo das placas. Elas são fixadas de forma simples com parafusos não tendo muita dificuldade para arrancar. E mesmo com o QR code existem os marginais que só arrancam para prejudicar os proprietários dos veículos.

Seus benefícios são, controle das infrações de trânsito com muito mais praticidade através do QR code, dificulta a clonagem de automóveis e também de roubo de cargas principalmente dos caminhoneiros.

Me conte o que você achou da nova placa Mercosul? Quais as vantagens e desvantagens que você encontrou na troca de placas do seu veículo, você achou mais econômica e mais prática? Deixe sua opinião nos comentários a respeito dessa mudança.

 

Botão Voltar ao Topo