DicasPlaca Mercosul

Como identificar a cidade na placa Mercosul? Saiba agora!

A placa Mercosul vem para facilitar e modernizar o sistema de fiscalização e segurança dos veículos, mas como identificar a cidade na placa Mercosul? Veja a seguir tudo que você precisa saber a respeito da nova placa Mercosul. E de que forma você pode identificar a Cidade e Estado já que o novo modelo não possui essas informações.

É possível saber a cidade na placa Mercosul?

Com a mudança na placa, surgiram muitas curiosidades a respeito das informações do veículo. Foram retiradas informações de Cidade e Estado, preservando somente o país nas placas.  Como será feito, por exemplo, para identificar a Cidade e Estado do veículo numa blitz policial? A resposta é muito simples, as novas placas possuem o QR code. Através do QR code é possível obter todas informações do seu veículo com mais rapidez e precisão.

Para você visualizar as informações do seu veículo basta baixar um aplicativo gratuito do Ministério da Justiça e Segurança Pública no seu smartphone, o aplicativo se chama Sinesp Cidadão e é de fácil entendimento. Basta preencher corretamente todos os dados do seu veículo no aplicativo e obter as informações como marca, modelo, cidade e estado de origem.

As letras iniciais das placas também revelam de onde é o veículo. Como por exemplo, de BFA a GKI, o veículo é do Estado de São Paulo. Mas dessa forma acredito que seja mais complicado de saber, não é mesmo? Veja a seguir uma pequena lista das letras de cada estado para você identificar:

AAA a BEZ = Paraná

GKJ a HOK = Minas Gerais

HOL a HQE = Maranhão

KMF a LVE = Rio de Janeiro

JKS a JSZ = Bahia

BFA a GKI = São Paulo

Essas são só algumas opções da lista, ela é bem extensa e está sofrendo mudanças constantemente com a venda e comercialização de novos carros. Por esse motivo, para se saber o estado e  cidade do veículo e até mais informações, o ideal é fazer uma consulta no aplicativo do governo que é gratuito e muito simples de usar.

Qual a diferença entre a placa anterior e a placa Mercosul?

O modelo antigo de placa de veículo tinha a informação de cidade e estado e também o lacre de segurança nelas. As novas placas Mercosul tem o QR code para passar todas informações do veículo atualizadas e de forma mais prática. A tecnologia está a nosso favor para ser utilizada. Tanto para os proprietários do veículo quanto para a fiscalização, essa proposta de usar o QR code nas placas Mercosul é para facilitar o acesso às informações com mais rapidez.

Essas são as duas formas de você saber a cidade e estado do veículo com as placas Mercosul. O que você achou dessa mudança de placas? Você gostou desse novo modelo de placa Mercosul? Você pretende mudar a placa do seu carro para o novo modelo, ou vai continuar com o modelo anterior mesmo? Deixe sua opinião nos comentários a respeito da nova placa e sobre as dicas de como identificar a cidade na placa Mercosul.

Botão Voltar ao Topo